Colômbia sediará a VII Reunião de Ministros de Energia da CELAC

Bogotá sediará a VII Reunião de Ministros de Energia da América Latina e do Caribe para promover e alcançar acordos que permitam avançar rumo a uma transição energética justa e soberana.
Bogotá, D.C., 21 de julho de 2025. No âmbito da Presidência Pro Tempore da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), a Colômbia sediará a VII Reunião de Ministros de Energia da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), que será realizada nos dias 22 e 23 de julho de 2025, na Câmara de Comércio de Bogotá – Campus El Salitre.

Liderada pelo Ministério de Minas e Energia, presidido por Edwin Palma, esta importante cúpula reunirá organizações internacionais, delegações diplomáticas e aliados do setor energético para consolidar o consenso regional que conecta os países da região sob uma visão compartilhada: construir uma transição energética justa, resiliente e soberana na América Latina e no Caribe.

Como parte de uma agenda sem precedentes para a integração energética na América Latina e no Caribe, a VII Reunião de Ministros de Energia será realizada em Bogotá no dia 22 de julho. O governo nacional convocou autoridades energéticas, organizações multilaterais e partes interessadas do continente para consolidar o consenso em torno de uma transição energética justa, resiliente e soberana.

Cerimônia de Abertura
A sessão de abertura, marcada para terça-feira, 22 de julho, às 9h, contará com a participação do Ministro de Minas e Energia, Edwin Palma Egea, e do Ministério das Relações Exteriores da Colômbia.

Reunião Ministerial
Além disso, serão discutidos temas importantes como o Plano de Interconexão Elétrica da CELAC e a Plataforma Integrada de Dados Elétricos, Climáticos e Hidrológicos. Também serão realizados painéis de alto nível com a participação do nosso ministério, da Organização Latino-Americana de Energia (OLADE), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da CAF, do Banco Mundial, da Comissão Europeia e da Agência Internacional de Energia (AIE), entre outros importantes atores do setor.

Cúpula de Financiamento para Transições Energéticas na América Latina e no Caribe
A Primeira Cúpula de Financiamento para Transições Energéticas na América Latina e no Caribe acontecerá no dia 23 de julho, com a presença do Presidente Gustavo Petro. Atores públicos e multilaterais estabelecerão linhas de ação conjunta para alcançar soluções energéticas sustentáveis. Nesse evento, entidades nacionais, investidores privados, empresas do setor de mineração e energia e governos se reunirão para mobilizar recursos para promover projetos de descarbonização, infraestrutura resiliente e acesso equitativo à energia.

Este importante evento reafirma a liderança da Colômbia como um país líder na integração energética regional, bem como seu progresso em direção à Transição Energética Justa, em consonância com os objetivos do governo nacional delineados pelo Presidente Gustavo Petro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *